Tutorial: como colocar botão de ímã para fechar bolsas de tecido

Tutorial: como colocar botão de ímã para fechar bolsas de tecido

O botão é formado por quatro partes, o macho, a fêmea e as duas chapinhas que fecham e dão acabamento. Para colocar o botão na bolsa, eu sempre uso um bom e velho alicate. Ele é indispensável para potencializar a sua força e garantir um visual bonito.

Como essa minha bolsa é feita de linho grosso e duplo, eu não precisei colocar reforço no ímã. Se você quiser colocar botão de ímã em uma bolsa de tecido mais fino e menos encorpado, eu sugiro que costure um quadrado de jeans, sarja ou algum retalho bem firme que tenha por aí. Costure o quadrado nas duas partes da bolsa, por dentro do forro, para dar sustentação ao botão, não correr muito risco de o ímã rasgar o tecido da bolsa e garantir um acabamento final bacana.

Feito isso, é só seguir os passos do tutorial:

O primeiro passo é medir exatamente onde cada lado do botão deve ficar, nos dois lados internos da bolsa. Preste bastante atenção, confira bem, para que não fique torto ou deslocado do centro. Para marcar, você pode usar giz de costura ou um alfinete. Eu prefiro o alfinete, porque dá mais precisão.

Com a marca feita, é só cortar o tecido que serve de forro para a bolsa, levemente, para que as abas de metal do botão se encaixem. Eu costumo cortar o pano com uma tesoura de ponta e afiada. Se preferir, você pode fazer isso com um estilete. Nos dois casos, é preciso tomar cuidado para não cortar demais o tecido. (Se usar estilete, preste atenção também para não se cortar).

Feito o primeiro micro corte no tecido, coloque o botão sobre ele e marque onde deve ser feito o segundo cortezinho, para encaixar a segunda aba metálica. A parte da frente do botão fica por fora do forro da bolsa.

Na foto acima é possível perceber como os cortes são pequenos. Eu prefiro cortar bem pouquinho e forçar as abas a entrarem, para que o botão fique exatamente no lugar certo.

Encaixe as duas abinhas nos furinhos que você fez. Essas abas ficam na parte interna, no avesso do forro da bolsa.

Nas abas, encaixe a placa metálica, sempre no avesso do forro.

Com a ajuda do alicate de ponta fina, dobre as abas. Eu prefiro dobrar uma sobre a outra, bem apertado, porque acho que fica mais firme. Tem gente que dobra para fora, uma para cada lado. Eu não gosto de fazer assim porque acho que o acabamento não fica tão bem feito. Mas é só uma questão de gosto, você pode testar e ver de qual jeito prefere.

O segredo para ficar bem feito é ir apertando com o alicate, até dobrar totalmente.

Quando a primeira aba estiver totalmente dobrada, só então comece a dobrar a segunda, sempre contando com o alicate.

No final, a parte interna do botão fica assim. Essa parte é a que ninguém vai ver, porque ela fica entre o tecido da bolsa e o forro.

Elis S A C

Deixe uma resposta