VIÉS E DEBRUM: VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

  • por

foto 8Em poucas palavras, o viés é uma fita que faz curva porque é cortado na diagonal e possui elasticidade o que facilita o acabamento em curvas como decotes, por exemplo. Já o debrum é uma fita reta, porque é cortado reto, e não tem elasticidade alguma, é mais utilizado para acabamento em zíperes, fendas, etc ( veja o vídeo abaixo da descrição





No dicionário:

Viés

Resultado de imagem para viés

  1. 1.

    trajetória ou direção oblíqua,; linha ou segmento diagonal a 45°.ou em curva enviés.

  2. 2.

    cost tira de pano cortada obliquamente da peça, que se usa como enfeite ou para acabamentos (p.ex., em vestidos); enviésado fazendo curvas

Viés é um nome que faz referência a uma esguelha, direção oblíqua ou algo cortado em diagonal. O termo, por conseguinte, é usado para fazer alusão a algo torcido, cortado ou curvado.

Uma tira de pano cortada de uma peça, em sentido diagonal, é considerada um viés ou algo com obliquidade, torcimento ou desvio. O conceito também é usado em sentido figurado para mencionar uma tendência, uma inclinação ou um desvio.

Debrum

Resultado de imagem para debrum

  1. 1.

    cost fita reta que se prega dobrada à margem de um tecido, para ornar e/ou para evitar que a trama se desfaça; vivo.

  2. 2.

    p.ext. qualquer espécie de ornamento em forma de filete, ger. de cor diferente, us. para margear uma figura, um desenho etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.