Zíper invisível: como aplicar

Zíper invisível: como aplicar

O zíper deve ser pelo menos 2 cm mais comprido do que a abertura. Ele é costurado antes de se fazer a costura abaixo da abertura. Para sua aplicação, é necessário um calcador próprio para zíper invisível.

1 – Abrir o zíper e afastar o trilho, deixando visível a área de costura entre a fita e o trilho. Colocar o zíper aberto, com o lado superior virado para baixo, sobre o direito do tecido da da abertura. Para costurar o zíper exatamente na linha de costura marcada, calcular a distância entre a fita e a borda do tecido pela seguinte fórmula: largura da margem menos 1 cm da largura da fita = distância até a borda do tecido. No caso de uma margem com 1,5 cm de largura, a distância até a fita é de 5 mm.

2 – Prender, com um alfinete, na extremidade superior do zíper de acordo com a distância calculada em relação à borda do tecido. Na marcação do fim da abertura, a ponta inferior do zíper fica sobrando. Colocar o calcador sobre o zíper, de modo que o trilho fique na fita à direita, junto à agulha. Costurar o zíper, começando em cima e terminando na marcação da extremidade da abertura. Fechar o zíper.

zíper invisível

3 – Colocar a segunda fita do zíper, com o lado de cima sobre o direito do tecido, sobre a outra borda da abertura. Prender a extremidade de cima com um alfinete.

4 – Abrir o zíper. Colocar o calcador sobre a extremidade superior do zíper, deixando o trilho à esquerda da agulha (imagem abaixo). Costurar o zíper, de cima até a extremidade da abertura. Fechar o zíper.

zíper invisível

5- Agora, fazer a costura abaixo zíper, de baixo para cima, colocando as pontas soltas das fitas na direção das margens de costura. Costurar até o mais perto possível dos últimos pontos das costuras do zíper. Se o zíper for muito comprido, cortar e arrematar a extremidade, debruando-a com um retalho de  tecido.

Burda

Elis S A C

Deixe uma resposta