Avançar para o conteúdo
Início » Como preparar o tecido para a costura

Como preparar o tecido para a costura

Como preparar o tecido para a costura

Ao chegarmos com o tecido em casa, nossa vontade é já sair cortando, costurando e fazendo artes, porém o tecido ainda não está pronto. Para evitar que depois de pronta sua peça encolha e/ou fique retorcida é preciso preparar o tecido para a costura.

Observação importante: A forma de molhar, secar e passar o tecido deve seguir as recomendações padrão do tecido a ser usado, por exemplo, não se deve molhar um tecido que deve ser lavado a seco. Se este for o caso, uma forma de realizar o pré-encolhimento é colocar um outro tecido um pouco úmido sobre ele, e passar com o ferro a vapor.

Atenção: Se você possui dúvidas sobre molhar e passar seu tecido e não quer correr riscos, você pode fazer a experiência utilizando retalhos do tecido.

1 – Molhar o tecido: A gente molha o tecido para que ele encolha, e não nos dê surpresas no futuro. Deixe o tecido de molho na água sem sabão. Se o tecido soltar tinta, troque a água, adicione uma colher de sal (que ajuda a segurar a cor) e deixe de molho por mais um tempinho. Não torça o tecido. Na hora de secar, evite pendurar o tecido pelas pontas.

2 – Passar o tecido: Para remover possíveis vincos e amassados. É importante utilizar a temperatura adequada ao tipo do tecido.

3 – Endireitar o tecido: Procedimento realizado para poder dobrar corretamente o tecido na hora de passar as marcações de corte do molde e verificar o alinhamento do fio. Há três formas de endireitar o tecido, e deve ser escolhida de acordo com a estrutura da tecido:

Rasgar: É indicado para tecidos de estrutura compacta e que rasguem com facilidade. Com uma tesoura, faça um pique na ourela; segure bem o tecido e rasgue gentilmente em direção a outra ourela. Atenção: Apesar deste método ser o mais rápido, é preciso ter cuidado porque pode torcer os fios do tecido.

Puxar o fio: Indicado para tecidos maleáveis e pouco compactos. Dê um pique na ourela e puxe um fio até a outra ourela. Corte ao longo do fio puxado.

Cortar por uma linha padrão do tecido: Este método só deve ser feito em tecido de listras, quadrados ou xadrez. Porém se o padrão do tecido foi obtido por tecelagem, deve-se usar um dos métodos anteriores.

Prontinho, agora seu tecido já está pronto para ser cortado e costurado!

Créditos: Nanda Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *