Avançar para o conteúdo
Início » PASSO A PASSO: COMO COSTURAR UM BOLSO CHAPADO

PASSO A PASSO: COMO COSTURAR UM BOLSO CHAPADO

Por Thais Beloso

Estilista e modelista autônoma (moda feminina casual e moda pet)

Na série “passo a passo de costuras” já falamos sobre montagem da Gola Social e do Punho. Hoje, veremoscomo costurar um bolso chapado ou o bolso simples, muito utilizado em calças jeans e camisas sociais. Vamos lá?!

PASSO 1

Costure a barra do bolso na Galoneira se for malha e na Máquina Reta se for tecido plano, respeitando os piques que indicam a largura da dobra na boca do bolso.

Barra do bolso costura na Galoneira

PASSO 2

Com o uso de um gabarito e um ferro de passar vinque a margem de costura do bolso para o lado interno (avesso). Para tecidos que não permitem ser vincados utilize o gabarito e um giz de alfaiate, riscando a volta do gabarito no lado direito do tecido (isso servirá como guia para dobrar o tecido e costurá-lo).

Marcação das costuras laterais do bolso

PASSO 3

Na terceira etapa de como costurar um bolso chapado localize os piques na peça, colocando as pontas da boca do bolso sobre as marcações, cobrindo o furo da peça e centralizando o bolso corretamente.

Descrição: Marcação dos bolsos na peça

PASSO 4

Inicie a costura sobre o contorno do bolso, bem rente à sua borda. Se desejar realizar uma costura dupla, você pode retornar costurando a borda utilizando a largura do calcador.

Descrição: Bolso costurado

PASSO 5

Reforce a costura lateral da boca do bolso com um breve pesponto, largo apenas no comprimento da barra, ou utilize a máquina Travete para realizar a costura de reforço. Essa etapa é importante para que o bolso não rasgue quando exigido em sua função real.

Descrição: Reforço da costura na barra do bolso

SISTEMA AUDACES

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *