Avançar para o conteúdo
Início » Passar a ferro é a regra nº 1 de alfaiataria : saiba como passar cada tecido

Passar a ferro é a regra nº 1 de alfaiataria : saiba como passar cada tecido

“Saber passar a ferro é meio caminho andado para uma boa confecção.“ Essa velha regra de alfaiataria não perde nunca a validade, já que saber passar a ferro é tão importante como costurar bem. Quanto mais sensível for um tecido, mais cuidado será necessário ao passá-lo a ferro. Para evitar problemas, siga as seguintes dicas:

◘ Sempre que possível, passar a ferro sobre o avesso do tecido. Se for necessário passar pelo direito, colocar um pano sobre o tecido.

◘ A temperatura do ferro deve ser regulada de acordo com o material. O linho e o algodão podem ser passados a ferro com temperaturas elevadas. Passar lãs e seda com uma temperatura média. As fibras artificiais como, por exemplo, o nylon, são muito sensíveis à temperatura e devem ser passadas com temperatura morna. Nos tecidos mistos, a temperatura do ferro é regulada de acordo com a fibra mais sensível.

◘ Antes do corte, passar todo o tecido a ferro pelo avesso. De preferência, lavar antes os tecidos de algodão.

◘ Para maior segurança, fazer primeiro um teste com o ferro em um retalho ou em uma ponta do tecido. Também é preciso prestar atenção à forma como o tecido reage à umidade do ferro.

◘ O linho, o algodão, a lã e alguns tecidos mistos precisam de umidade para ficarem lisos. Passar esses tipos de tecido sob um pano úmido ou com ferro a vapor. O pano usado para passar a ferro deve estar apenas úmido, nunca molhado. Passar a ferro o tempo necessário para que o pano e o tecido fiquem secos, pois alguns tecidos podem ficar com bolhas e imperfeições devido à umidade n Passar os tecidos com superfície texturada a ferro exercendo pouca pressão e sobre uma base macia, para que não percam a textura.

◘ Passar a seda, a viscose e o acetato a ferro seco ou com pouco vapor. Nunca passar esses tecidos sob um pano úmido, pois podem ficar com manchas.

◘ Passar o chiffon sempre a seco, pois enruga em contato com a água.

◘ Durante a costura, passar as partes a ferro depois da execução de cada passo do trabalho. Por exemplo, passar as pences antes de fazer as costuras laterais, passar  costuras antes de executar a bainha e pasar o decote antes de pespontá-lo.

◘ Para que as costuras fiquem mais bonitas, passá-las primeiro a ferro (imagem abaixo):

passar a ferro

◘ Em seguida, abrir as margens de costura com o ferro (imagem abaixo).

passar a ferro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *