Avançar para o conteúdo
Início » Colcha em Patchwork: Como fazer

Colcha em Patchwork: Como fazer

ideias para colcha de retalhos

Para começar separe os seguintes materiais:

  • Retalhos de tecido (de preferência, 100% algodão)
  • Materiais para recortes (réguas, tesoura, cortadores de patchwork, etc.)
  • Máquina de costura (ou suas mãos e agulhas)
  • Linha de costura e alfinetes
  • Ferro de passar roupa e tábua
  • Tecido para o forro

Passo a passo

Nesse passo a passo foi usado o tecido tricoline 100% algodão, nos retalhos e no forro, além dos itens de costura e inúmeros alfinetes.

Os retalhos foram cortados em quadrado (11 cm x 11 cm). Costure quantas tiras forem necessárias com esses retalhos no comprimento e largura da sua colcha para depois juntar as tiras na costura lateral.

Passo 1: Para fazer as tiras coloque um quadrado em cima do outro com o verso virado para você e costure o lado direito.

Passo 2: Vire o quadrado para o lado, com a parte certa para frente e vá aumentando a tira seguindo esse procedimento. O vídeo mostra o passo a passo de uma colcha pequena para berço, mas o processo é o mesmo para qualquer tamanho.

Colocação do forro

Passo 3: Depois que terminar as tiras, faça a união delas na lateral e forme o tamanho da colcha.

Passo 4: Em seguida, pegue essa parte toda em retalhos para costurar junto com o forro que deve ter o tamanho da colcha com mais 2 cm acrescidos nas bordas. Antes disso passe o ferro nessa parte dos retalhos para acertar o tamanho e facilitar a costura, colocando também muitos alfinetes para prender as bordas.

Passo 7: Depois é só costurar novamente as laterais, com 2 cm de distância das bordas para finalizar a sua colcha de retalhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *