Imagem 5 de VESTIDO BATIQUE TATO SEDA da Zara:

Tafetá é um tecido luxuoso. Leve, mas frágil, tem um ligeiro brilho a ele e é a escolha perfeita para o desgaste formal. Também é utilizado em projetos de decoração para casa. Tafetá tem algumas qualidades (delicados, escorregadias, com tendência para desfiar) que podem torná-lo um pouco assustadora para iniciantes. No entanto, com algumas dicas de costura de tafetá,, brocado e cetim você pode enfrentar qualquer projeto  sem medo.

1. Não ignorar a pré-lavagem antes de começar seu projeto. Lavar roupa vai ajudar a reduzir a rigidez do tecido e fazer o tafetá mais fácil trabalhar com. Só não se esqueça de seguir as instruções de lavagem e secagem do fabricante na extremidade do parafuso de tecido.

2. Certifique-se de usar uma tesoura afiada e novos. Se você puder, usar pesos em vez de alfinetes durante o processo de corte. E sr for usar alfinetes, não  se esqueça de manter seus  dentro da margem de costura para evitar buracos desagradáveis ​​em seu vestuário acabado.  é melhor para remover qualquer jóias antes de trabalhar com tafetá para não puxar fios.

3. Ao passar costuras, manter a temperatura do ferro  baixa e use um pano pressionando para evitar calor direto sobre o tecido. Tafetá é propenso a coloração da água, por isso verifique se o seu ferro não será cuspindo vapor na tela. 

4. Evitar o uso de giz ou canetas solúveis em água, pela mesma razão que você quer evitar manchas a ferro. Ambos giz e água canetas solúveis vai ser difícil de remover sem causar manchas Em vez disso, use tachas de alfaiate em vez de criar quaisquer marcas ou entalhes na costura.

5. Pratique, pratique, pratique em pequenos pedaços de seu tecido em primeiro lugar. Se vai  evitar descosturar, tanto quanto possível.Ajuste o comprimento do ponto e a tensão antes de realmente começar a costura. Se você precisa fazer para descosturar, você pode fazer os furos menos perceptível, esfregando a unha contra ele para persuadir as fibras para volta no lugar.

6. Tecidos  delicados tem um pouco de deslizamento a ele, por isso é propenso a costuras franzir.Ao costurar, certifique-se de segurar o tecido esticado como você alimentar através da máquina, bem como na parte de trás. Também certifique-se que você está usando uma nova agulha, afiada. Um cega pode causar buracos em seu tecido, além de costuras enrugadas.

7. Tecidos finos desfia muito facilmente, por isso, não pule terminar suas costuras. Atesoura são opção rápida, opte por  costuras francesas, onde a borda-prima do tecido é fechado, são um toque especialmente agradável, especialmente no desgaste formal.Imagem relacionada

 A seda é considerada a rainha dos tecidos por ser forte e luxuosa. Ela foi desenvolvida pelos chineses e é feita a partir das fibras do casulo do bicho-da-seda. A seda pode ser tanto muito fina como também, muito densa e espessa. É muito importante manusear esse tecido com cuidado, pois ele pode ser facilmente danificado. Assim, na postagem de hoje, a  Armarinhos Web vai ensinar como costurar tecidos de seda.  Confira!Resultado de imagem para seda Chiffon

Como costurar tecidos de seda Chiffon

chiffon é uma seda transparente muito forte e fina com trama simples. É fácil de dobrar e de franzir, porém, é difícil de manusear. Para costurar tecido de seda chiffon, será necessário colocar papel de seda sob o tecido e prender com alfinetes extrafinos. Assim, você poderá cortar todas as camadas. A costura do tecido de seda chiffon deve ser francesa, utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanhos 9/11 que são indicados para tecidos finos e costura à mão. Para passar o chiffon é necessário utilizar ferro seco que esteja regulado para lã. Esse tecido de seda é muito utilizado em peças para ocasiões especiais e blusas soltas.Resultado de imagem para vestido seda Crepe da China

Como costurar tecido de
seda Crepe da China

Esse tecido tem peso médio com superfície irregular devido ao uso de fio de seda torcido. É fácil de drapejar e costuma ser utilizado em roupas de corte em viés. Para costurar tecidos de seda com esta característica, se você for cortar em viés, é necessário fazer o corte em camada única, senão, o corte direcionado. A costura do crepe da China deve ser a de tecidos difíceis ou a francesa, utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina tamanho 11, que é indicada para tecidos finos e para acolchoar em costura à mão. Para passar deve utilizar um ferro seco regulado a lã. Esse tipo de tecido de seda é muito utilizado para fazer blusas, vestidos e peças de ocasiões especiais.

Como costurar tecido de seda Cetim DucheseResultado de imagem para Cetim Duchese vestido

cetim duchese é um tecido pesado e caro usado apenas para peças utilizadas em ocasiões especiais. O corte deve ser direcionado e a costura deste tecido de seda é simples com bordas picotadas, utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanhos 12/14, que são indicadas para tecidos finos e costura à mão. Para passar, deve ser utilizado ferro a vapor regulado para algodão. Para passar as costuras, deve ser utilizado uma almofadinha com um pano de passar.Resultado de imagem para seda Shantung vestido

Como costurar tecido de seda Xantungue

O xantungue é semelhante ao xantungue tecido à mão, mas com um fio mais liso para reduzir a quantidade de saliências na trama. O corte deve ser direcionado para evitar sombreamento. A costura deve ser simples com arremate em ponto overloque ou zigue-zague utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina tamanho 12, que é utilizada para tecidos finos e costura à mão. Para passar é necessário usar ferro a vapor regulado para lã com pano de passar para evitar que manche. O xantungue é muito utilizado para fazer vestidos, saias, casacos e complementos de decoração.

Como costurar tecido de seda
Xantungue tecido à mão

Essa é a seda mais apreciada por possuir fio de trama diferenciada com muitas saliências e estar disponível em centenas de cores. É fácil de manusear, mas desfia muito. Para cortar, é necessário fazer corte direcionado, pois o tecido tem sombreamento. Para costurar tecido de seda Xantungue é necessário fazer costura simples, com arremate em ponto overloque ou zigue-zague, utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina tamanho 12. Para passar, usar ferro a vapor regulado para lã com pano de passar porque o tecido pode manchar com água. Ele é muito utilizado em vestidos, roupas para ocasiões especiais, jaquetas e complementos de decoração.Resultado de imagem para seda Georgette vestido

Como costurar tecido de seda Georgette

Esse tecido é muito macio e tem uma ligeira transparência. Não amassa facilmente. Para saber como costurar tecidos de seda com esta característica, é necessário colocar o papel de seda sob o tecido e prender com alfinetes extrafinos. O corte deve feito passando por todas as camadas. Para costurar, deve ser utilizado a costura francesa, linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanho 11, que é utilizada para tecidos finos e costura à mão. Para passar, é necessário usar ferro seco regulado para lã, já que o tecido pode ser danificado por vapor. O georgette é muito utilizado para roupas de ocasiões especiais e camisas soltas.

Como costurar tecido de seda Habutai

Esse tecido tem origem japonesa. É uma seda fina e macia que 

Resultado de imagem para seda Habotai vestido

pode ter trama lisa ou sarjada. Para fazer o corte não precisa ser direcionado. Para costurar tecido de seda Habutai, é necessário fazer costura francesa, usar linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanhos 9/11. Para passar, é necessário usar ferro a vapor regulado para lã. O Habutai é muito utilizado para pintura em seda, forros, camisas e blusas.Resultado de imagem para seda Matka vestido

Como costurar tecido de seda Matka

  1. matka é um tecido de seda para ternos com fio de aspecto irregular e pode ser confundido com linho. O corte desse tecido deve ser direcionado, pois a seda pode ter sombreamento. A costura deve ser simples com arremate em ponto overloque ou ponto zigue-zague ou acabamento em debrum, utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de tamanhos 12/14. Para passar, é necessário usar ferro a vapor regulado para lã com um pano e uma almofadinha para evitar que a costura fique visível. É muito utilizado em vestidos, casacos e calças.

Como costurar tecido de seda Organza

É um tecido fino com aparência encorpada e amassa facilmente. O corte não precisa ser direcionado. Para costurar tecido de seda Organza, é necessário fazer costura francesa ou uma costura para tecidos difíceis, utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanho 11. Para passar, é necessário usar ferro a vapor regulado para lã, mas não é necessário pano de passar. A organza é utilizada para fazer blusas transparentes, boleros, entretelas e forros.

Como costurar tecido de seda CetimResultado de imagem para seda Cetim

Esse tipo de seda pode ser tanto muito leve quanto muito pesada. O corte precisa ser direcionado em uma única camada porque o tecido é escorregadio. Mas como costurar tecidos de seda cetim? Simples, é necessário fazer costura francesa e, em tecidos mais grossos, é indicado fazer costura de tecidos difíceis, utilizando linha de poliéster de uso geral (não é recomendado usar fio de seda, pois se torna muito fraco) e agulha de máquina de tamanhos 11/12. Para passar, use ferro a vapor regulado para lã com pano de passar para evitar que o tecido manche. Ele é muito utilizado em blusas, vestidos e peças de ocasiões especiais.

Como costurar mistura de seda e lã

É um tecido feito com a mistura de fibras de lã e seda ou de fios de lã e seda. Pode ser fino ou grosso como um tecido para casacos. É necessário fazer corte direcionado. Para fazer a costura, é necessário fazer costura simples, com arremate em ponto overloque ou zigue-zague, utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanhos 11/14, dependendo do tecido usar agulha de ponta fina de costura à mão. Para passar, utilizar ferro a vapor regulado para lã, pois as costuras precisam de vapor para assentar. Esse tecido é muito utilizado na confecção de ternos, saias, casacos e calças.

Como costurar tecido de seda TafetáResultado de imagem para seda Tafetá

É um tecido macio de trama simples com aparência encorpada e produz um farfalhar quando usado. Muitas vezes necessita de um tratamento especial por não ser fácil de manter conservado. Para cortar, é necessário fazer corte direcionado com alfinetes extrafinos para não marcar o tecido. A costura deve ser simples, da barra para cima, mantendo o tecido esticado sob a máquina, pois ele pode enrugar. Arremate com ponto overloque ou tesoura de picotar utilizando linha de poliéster de uso geral e agulha de máquina de tamanho 11. Para passar, é necessário usar ferro frio com almofadinha de passar sob as costuras. O tafetá é muito utilizado para confeccionar peças para ocasiões especiais.

Propriedades da seda

Saber como costurar tecidos de seda é um passo importante para a confecção de peças de qualidade. Mas, por si só, possuem diversas propriedades que o tornam tão luxuosos e delicados:

  • Aquece no inverno e refresca no verão;
  • Absorve a umidade e seca rapidamente;
  • É fácil de tingir, exibindo cores vivas e profundas;
  • Pode acumular eletricidade estática e o tecido pode grudar;
  • Desbota em caso de exposição prolongada à luz solar forte;
  • Tendência ao encolhimento;
  • É menos resistente quando molhada;
  • É melhor lavar a seco;
  • O tafetá, o brocado e o cetim são tecidos com características diferentes, mas que exigem cuidados semelhantes ao cortar, costurar e passar a ferro.

    Tafetá é um tecido de seda trançado. Tem sua origem na antiga Pérsia, sendo grande produtor na atualidade a China, na região de Jiangsu. Tafetá é um tecido fino e acetinado feito de seda, lã ou sintéticos. Tem boa resistência e durabilidade. É resistente à abrasão e produtos químicos, aceita facilmente corantes e é facilmente lavado. É semelhante ao cetim, mas desloca-se menos. Sua rigidez depende da forma como ele é tecido.

    Brocado é um tip

    Cetim é um tecido brilhante de seda em trama bem fechada, originário da China. A distribuição de seus pontos tomados o torna brilhante tendo avesso e direito diferentes, sendo o lado mais brilhante o direito.

    Risco e corte

    • Estenda o tecido sobre uma superfície plana e lisa;
    • Prenda as partes do molde ao tecido com alfinetes finos ou corte as partes do molde em papel de seda  e una-as ao tecido por alinhavos, costurando papel e tecido juntos, para que o tecido não deslize;
    • Se for riscar o tecido, faça-o sempre pelo lado avesso;

    Montagem

    • Costure apenas uma vez, pois os pontos depois de retirados, deixam marcas no tecido. Para isso é necessário alfinetar ou alinhavar sempre as partes antes de unir;
    • Deve ser manuseado com cuidado, pois amarrota, suja e desfia com facilidade.
    • Para evitar que o tecido escorregue ao costurar, coloque tiras de papel de seda entre o tecido e o impelente;

    Para tecidos com fios metálicos:Resultado de imagem para tecidos com fios metálicos: vestido

    • Costure apenas uma vez, pois os pontos depois de desmanchados deixam marcas no tecido;
    • Para evitar que os fios metálicos se partam ao costurar, utilize uma agulha fina e por precaução, verifique sempre se a sua ponta está em forma;
    • Forre a peça para evitar que os fios arranhem a pele.

    Passar a ferro

    • Passe a seco, pois a água pode manchar o tecido;
    • A temperatura do ferro não deve ser quente;
    • Utilize um outro tecido para proteger enquanto passa;
    • O ferro só deve entrar em contato direto com o tecido quando for preciso abrir as costuras, nesse caso deve-se usar apenas a bico do ferro, sem pressionar;
      • A tábua de passar deve ser coberta com uma toalha de banho.
      • No caso de conter fios metálicos, o ferro não deve tocar este tecido, pois os fios metálicos perdem o brilho pela ação do vapor.
  • o de tecido ricamente decorado, feitos em seda colorida, e com relevos bordados. O brocado é feito tipicamente num tear, e utiliza a técnica de trama suplementar, isto é, o brocado ornamental é produzido através de uma trama na superfície e não na estrutura do tecido. Esse tipo de tecido pode ter em sua trama fios  de metais preciosos como ouro ou prata. Atualmente, já se encontra esse tipo de tecidos com fios brilhantes feitos com fibras sintéticas, em substituição aos metais preciosos.
  • Fontes: O livro da Costura