
2 – Recorta, deixando cerca de 1,5 a 2 cm de margem, para depois rematares.
3 – Põe cola em todo o tecido que recortaste, espalhando-a bem, sem pôr cola em excesso.
4 – Aproveita o traçado a lápis que fizeste e coloca a caixa com jeito na base. Vira-a ao contrário e passa a mão com firmeza para a cola aderir e não haver bolhas de ar.
5 – Agora vais rematar a base, colando os lados um a um e fazendo os cantos com uma dobra cuidada em cada um. Deixa secar bem.
6 – Em seguida, coloca a caixa de lado e marca o contorno a lápis (sempre com o tecido escolhido do avesso). Vai rodando a caixa dos quatro lados e vai marcando onde estão as arestas. Obténs uma tira com o perímetro da caixa
.
7 – Recorta essa tira, deixando, de novo uma margem, mas agora de cerca de 3 cm.
8 – Antes de a colares à caixa, vais rematar todas as bordas inferiores (e uma de lado), colando-as e dobrando-as pela linha de aresta da caixa.
Atenção: a borda de cima e a de um dos lados não devem rematar-se assim. Ficam “normais” porque, depois, a do lado leva a outra já rematada “por cima” e a de cima cola-se “para dentro” da caixa.

9 – Agora espalhas cola por toda a tira (e por cima dos remates também) e cola com cuidado todos os lados. Lê com atenção o ponto anterior para perceberes como são os remates. Deixa secar bem.
Forrar a tampa:
10 – Coloca a tampa, virada ao contrário em cima do tecido escolhido (sempre do avesso).

11 – Marca o contorno e, levantando uma das bordas do tecido, vê de que quantidade deste precisas para cobrir a borda toda (por fora e por dentro) até chegar ao fundo da tampa. Marca essa linha e deixa ainda mais cerca de 1 cm de margem para o remate.

12 – Recorte o tecido em volta da tampa com a largura desta última medida que fizeste.
13 – Aplica cola em todo o tecido e coloca a tampa, virada para cima, sobre a base marcada no tecido. Pressiona para a cola aderir e não haver bolhas de ar.
14 – Agora vais forrar as bordas: levanta o tecido do lado mais estreito e dá um golpe oblíquo nas arestas desse canto. Dobra-o para dentro cuidadosamente.
15 – Faz o mesmo no canto oposto.
16 – Na borda lateral, nos dois cantos (um de cada vez, claro), dobra o excesso de tecido para dentro, mas de modo a acompanhar o rebordo. Põe cola onde não houver e, virando o tecido para dentro, cola-o ao interior.
17 – Faz o mesmo do outro lado e deixa tudo secar bem.
Forrar o interior da tampa:
18 – Mede as dimensões do interior da tampa (largura e comprimento) e marca-as no tecido que escolheste (do avesso, claro). Deixa cerca de 1,5 cm para o remate.

19 – Espalha cola e dobra o remate para dentro nos quatro lados, fazendo os cantos com cuidado. Deixa secar bem.
20 – Agora espalha bem cola no fundo da tampa e cola o tecido já rematado. Pressiona, para aderir e evitar bolhas de ar e… Está pronto!
Ah! Podes usar agora as fitas para colares à volta (da tampa ou da caixa) e o feltro onde podes recortar formas decorativas e colar!

Dicas:
– Este processo pode usar-se com papel autocolante, mas, nesse caso, uma ajuda de alguém é sempre bem-vinda, pois o papel adere com facilidade e pode ser complicado colá-lo sem fazer asneira… Para além disso, as marcações feitas desaparecem quando se retira a película aderente.
– Podes decorar a caixa com outras coisas: cola-lhe massinhas, fitas, etc. Podes também escrever algo ou pintar!
– Se quiseres forrar todo o interior, pede ajuda a um adulto. É um pouco mais complexo.
Pronto! Agora basta encher a caixa
com tesouros e coisas especiais!
junior.te.pt/
|