Avançar para o conteúdo
Início » DIY Colcha de retalhos

DIY Colcha de retalhos

1. Escolha os tecidos

O primeiro passo é escolher e separar os tecidos que você irá usar na confecção da sua colcha de retalhos.

2. Decida o formato dos recortes

O formato quadrado é mais fácil para quem está começando, mas você também pode fazer triângulos, retângulos e outros blocos mais complexos normalmente usados no patchwork. .

Dica: deixe uma margem de costura de aproximadamente 1,25 cm de todos os lados dos recortes.

3. Defina o tamanho da colcha

O terceiro passo é definir o tamanho da colcha. As medidas mais usadas são: colcha de solteiro, 2,20 m x 1,50 m; colcha de casal, 2,50 m x 2,50 m; e colcha de berço, 1,00 m x 1,30 m. Essas medidas são as mais comuns, mas mesmo assim podem sofrer pequenas variações.

Dica: Prefira montar a colcha deixando uma boa sobra de tecido, cerca de 20 cm. O tecido excedente poderá ser aparado no momento de fazer o acabamento.

4. Costure os retalhos

Antes de costurar tudo, organize os retalhos no chão para ver como a colcha vai ficar. . Costure todas as partes na máquina de costura, na ordem que você planejou.

5. Coloque o fundo e prenda as camadas

Com o tampo já pronto, alinhave-o a um tecido macio que será o fundo da sua peça. Esse forro vai esconder o avesso de todos os retalhos. Depois, prenda as camadas de tecido da forma que achar melhor, com quilt ou costurando sobre as valas das costuras feitas anteriormente.Pode colocar manta acrilica, fazer costura rebatida e dupla face

6. Faça o acabamento com o viés

Acerte a sua colcha aparando alguma sobra que tenha ficado. Corte uma tira de cerca de 6,0 cm para fazer o viés em toda a volta da sua colcha de retalhos.( Revista artesanato)

Se quiser pode usar manta acrílica entre o forro e os retalhos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *