Como costurar Debrum e viés –
Veja no vídeo abaixo
Créditos: Ataíde Depizzol
- Debrum: O Debrum é uma excelente escolha para acabamento, pois realça a beleza da peça e reforça a costura, evitando que desfiem. Seu processo é bem simples. Pegue o tecido escolhido para o acabamento e dobre-o até ficar com 4 a 5 cm de diâmetro e marque as dobras com ferro. Em seguida prenda o Debrum nas margens da peça e passe a costura.
- Viés: O viés e o Debrum são muito parecidos em sua execução, com a leve diferença de que a tira do viés é cortada na diagonal para que faça curva, dando outras utilidades para seu uso. Para fazê-lo utilize um tecido elástico e faça o corte em ângulo. Depois basta seguir o mesmo passo de pregá-lo com os alfinetes nas margens desejadas da peça e costurá-lo.
Em poucas palavras, o viés é uma fita que faz curva porque é cortado na diagonal e possui elasticidade o que facilita o acabamento em curvas como decotes, por exemplo. Já o debrum é uma fita reta, porque é cortado reto, e não tem elasticidade alguma, é mais utilizado para acabamento em zíperes, fendas,barras etc
Para dominar os acabamentos é essencial praticar .Para o treinamento, recomendamos recortar retalhos nos moldes e fazer e refazer várias vezes, até atingir o resultado desejado e a memória muscular para realizar o acabamento de maneira simples e ágil!
o debrum é um método de acabamento com que se costura uma tira dobrada sobre a orla de um tecido para rematar ou segurar a trama. Já no acabamento com viés, a faixa de tecido estende-se para além das beiras da peça. As duas finalizações podem ser feitas com tecidos contrastantes ao da roupa ou do objeto. O debrum geralmente é estreito e indicado para tecidos finos. O viés também pode ser usado para adicionar comprimento a uma peça e geralmente é aplicado em tecidos encorpados. As duas finalizações são muito utilizadas em Patchwork. Este capítulo aborda as duas técnicas, as suas aplicações e as formas de execução.O debrum é um método de acabamento com que se costura uma tira dobrada sobre a orla de um tecido para rematar ou segurar a trama. Já no acabamento com viés, a faixa de tecido estende-se para além das beiras da peça. As duas finalizações podem ser feitas com tecidos contrastantes ao da roupa ou do objeto. O debrum geralmente é estreito e indicado para tecidos finos. O viés também pode ser usado para adicionar comprimento a uma peça e geralmente é aplicado em tecidos encorpados. As duas finalizações são muito utilizadas em Patchwork. Nest post aborda as duas técnicas, as suas aplicações e as formas de execução.
Debrum & Viés — Qual a diferença?
Veja no vídeo abaixo
Créditos do vídeo: GM Artes&Mania
Veja o próximo post abaixo:
As aulas de vocês são excelentes, agradeço muito pela generosidade em compartilhar esses ensinamentos! Sucesso e abraço carinhoso.