Acabamentos de costura têm um propósito principal. Isso evita que as bordas da costura desfiem. Se uma costura desgastar até a linha de costura, isso resultará em buracos na costura e todo o trabalho duro que você fez costurando seria desperdiçado. E vai além disso: Valoriza a peça e reforça as costuras. E através desses acabamentos que fará você ser reconhecido como uma costureira excelente ou não.
O que é Revel:
Esta é uma técnica simples, que utiliza o contorno da peça para cortar o acabamento , utilizando o mesmo tecido, essa técnica é chamado revel. Para fazê-lo, basta traçar o contorno da cava ou decote no carbono OU diretamente no tecido, e depois recortar o tecido.
Na minha humilde opinião, eu prefiro esse tipo de acabamento do que em viés, principalmente em roupas de passeio ou festa.
Eu só uso viés quando há pouco tecido ou o cliente não goste desse tipo de acabamento, por achar antigo, que esquenta, etc.
Revel simples – Acabamento geralmente feito no decote e cava cortados separadamente. Depois do molde pronto faça o desenho do revel acompanhando a cava e o decote com largura de 3 a 4 cm como mostra o desenho.
Revel decote e cavas separados
No vídeo abaixo aprenda como fazer e aplicar um revel simples sem entretela
Créditos do vídeo: Tamires Regina
Abaixo vemos o vídeo de revel simples com entretela , mas pode ser feito com ou sem entretela a escolha é sua
Créditos do vídeo::Solange Silva
Revel inteiro – Bem parecido com o revel simples é chamado de revel inteiriço ou inteiro porque é feito decote e cava junto (veja desenho). Depois do molde pronto faça o desenho do revel e copie em outro papel usando carbono ou a carretilha.(opcional, você pode cortar direto usando a peça pronta como se fosse o desenho)
Revel decote e cavas cortados juntos
Abaixo, revel inteiro(ou inteiriço, ou seja, decote e cavas juntos:
Créditos do vídeo::Solange Silva
Beabá da Costura
✂Série Acabamentos #9 > O que é e Como entretelar revel e outras peças✂