Avançar para o conteúdo
Início » ✂Série acabamentos #8 > Acabamento com revel simples ou inteiriço✂

✂Série acabamentos #8 > Acabamento com revel simples ou inteiriço✂

 


Acabamentos de costura têm um propósito principal. Isso evita que as bordas da costura desfiem. Se uma costura desgastar até a linha de costura, isso resultará em buracos na costura e todo o trabalho duro que você fez costurando seria desperdiçado. E vai além disso: Valoriza a peça e reforça as costuras. E através desses acabamentos que fará você ser reconhecido como uma costureira excelente ou não.

O que é Revel:

 Esta é uma técnica simples, que utiliza  o contorno da peça para cortar o acabamento , utilizando o mesmo tecido, essa técnica é chamado revel. Para fazê-lo, basta traçar o contorno da cava ou decote no carbono OU diretamente no tecido, e depois recortar o tecido.

Na minha humilde opinião, eu prefiro esse tipo de acabamento do que em viés, principalmente em roupas de passeio ou festa.

Eu só uso viés  quando há pouco tecido ou o cliente não goste desse tipo de acabamento, por achar antigo, que esquenta, etc.

Revel simples – Acabamento geralmente feito no decote e cava cortados separadamente. Depois do molde pronto faça o desenho do revel acompanhando a cava e o decote com largura de 3 a 4 cm como mostra o desenho. 

Revel decote e cavas separados

No vídeo abaixo aprenda como fazer e aplicar um revel simples sem entretela

 

Créditos do vídeo: Tamires Regina

Abaixo vemos o vídeo de revel simples com entretela , mas pode ser feito com ou sem entretela a escolha é sua

Créditos do vídeo::Solange Silva

Revel inteiro – Bem parecido com o revel simples é chamado de revel inteiriço ou inteiro  porque é feito decote e cava junto (veja desenho). Depois do molde pronto faça o desenho do revel e copie em outro papel usando carbono ou a carretilha.(opcional, você pode cortar direto usando a peça pronta como se fosse o desenho)

Revel decote e cavas cortados juntos

 

Abaixo, revel inteiro(ou inteiriço, ou seja, decote e cavas juntos: 

         Créditos do vídeo::Solange Silva

Beabá da Costura

✂Série Acabamentos #9 > O que é e Como entretelar revel e outras peças✂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *